4.10.07

TERRA MEDIA - segunda era

Apenas dois anos depois de Sauron ser derrotado, Isildur é morto nos Campos Alegres numa emboscada de orcs (criaturas grotescas criadas por Morgoth). O Um Anel perde-se nas águas do Anduin, para ser descoberto dois mil e quinhentos anos mais tarde pelo hobbit Déagol, logo assassinado por causa dele pelo seu primo Sméagol, que o manteve e se escondeu durante longos anos na escuridão das Montanhas Nebulosas, onde passou a chamar a si próprio Gollum.
..>..>


Terceira Era
Entretanto, os reinos de Arnor e Gondor prosperam enquanto os Elfos diminuem a sua presença na Terra Média. Elrond, o mais sábio de entre eles, fixa-se em Imladris (Rivendell), onde conserva os pedaços da espada de Elendil, partida na luta contra Sauron. Os homens selvagens de leste começam a atacar os Dúnedain de Gondor, enquanto a norte o Rei dos Bruxos de Angmar, um dos Espectros do Anel escravizados por Sauron, ganha força e ataca repetidamente Arnor.
Gandalf chega a Hobbiton

O Rei dos Bruxos acaba por derrotar e matar Arvedui, o último rei de Arnor, e tomar Fornost. Com uma força vinda tardiamente de Gondor, os Dúnedain conseguem, num esforço derradeiro, derrotar as forças de Angmar mas o reino de Arnor desaparece e o Rei dos Bruxos consegue escapar para Mordor, onde reúne os outros Espectros do Anel, os Nazgûl. Estes cercam e tomam a cidade de Minas Ithil, e conseguem atrair e matar Eärnur, o Rei de Gondor, passando o reino a ser governado pelos Mordomos por este não ter deixado herdeiros.

Os cinco Istari, os sábios ou feiticeiros, provavelmente Maiar mas com forma humana, desembarcam na Terra Média quando a sombra reaparece em Dol Guldur, na Floresta Verde. Os mais poderosos de entre eles são Curunír, o "homem de perícia", e Mithrandir, o "peregrino cinzento", chamados Saruman e Gandalf pelos homens do norte. Com a ajuda dos Elfos conseguem afastar a sombra de Dol Guldur mas era o próprio Sauron que tinha regressado e volta a ocupar a floresta que passa a ser chamada Floresta Tenebrosa.
..>..>

Smaug, o dragão

Os Istari e os Elfos formam o Conselho Branco e escolhem Saruman para o presidir. Apesar da sua acção, as criaturas do mal voltam a multiplicar-se e o reino de Gondor é submetido a ataques permanentes, os Anões perdem Mória para uma força de orcs e os dragões começam a lançar ataques no norte. Só quando Gandalf convence o Conselho Branco que é o próprio Sauron que regressou é que decidem lançar um ataque em força. Era tarde demais e Sauron limita-se a retirar estrategicamente para Mordor, onde começa a preparar a guerra. Para a ganhar só lhe falta recuperar o Um Anel.

Entretanto, nasce no Shire um hobbit chamado Bilbo Baggins que vive tranquilamente no seu confortável buraco até que um dia Gandalf lhe bate à porta e o arrasta para uma aventura inesperada com Thorin Escudo-de-Carvalho, anão descendente de reis, que quer recuperar o reino debaixo da montanha de onde o dragão Smaug tinha expulso os seus antepassados. Durante esta aventura Bilbo encontra Gollum e acaba por ficar na posse do Um Anel, que conserva consigo até que decide, no seu 111º aniversário, entregá-lo a Frodo, o seu sobrinho preferido. Mas Sauron já tinha descoberto onde o Anel se encontrava e o tempo é pouco para evitar a vitória das Trevas...

Nenhum comentário: