19.8.07

JASON BECKER - GUITAR X



Nascido em Richmond, Califórnia, em julho de 1969, o guitarrista americano Jason Becker é protagonista de um dos maiores dramas da história da música. Teve seus primeiros contatos com a música influenciado por sua família. Seu pai, Gary Becker, estudava violão clássico e deu uma guitarra para Jason quando ele tinha 3 anos, começando assim, a lhe aplicar as primeiras aulas de violão.
Além das lições do pai, os tios, Ron Becker e Dave Creamer lhe ensinavam Blues e Jazz, respectivamente. Aos 13 anos, já tocava quase todas as músicas de seus ídolos como Eric Clapton, Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen e, aos 14, montou um estúdio onde começou a compor e fazer gravações caseiras. Aos 16 anos, gravou sua primeira demo e mandou para a revista Guitar Player. Com isso Jason foi apresentado a MikeVarney. Mike apresentou Jason a Marty Friedman, surgindo da união dos dois uma das bandas mais cultuadas pelos guitarristas até hoje: o Cacophony.
Foram então lançados dois discos: Speed Metal Symphony (1987) e Go Off! (1988). Como o nome do primeiro disco sugere, o estilo do Cacophony é um Speed Metal com elementos clássicos. Na mesma época, cada um dos dois guitarristas lançou um álbum solo com participações do outro. O disco de Jason chama-se Perpetual Burn, e é considerado por muitos, um marco na história da guitarra. Jason toca todos os instrumentos no disco, menos bateria, tocada por Atma Anur (que também toca no 1o disco do Cacophony).
Quando resolveu sair do Cacophony, Jason foi convidado para substituir Steve Vai na banda solo de David Lee Roth. Foi nessa época que sua vida tomou um rumo totalmente trágico e inesperado. Tudo começou com uma dormência em seu pé esquerdo. Jason foi ao médico ver o que estava acontecendo e depois de alguns exames, foi diagnosticado com ALS (esclerose lateral amiotrófica) que, como o próprio nome diz, atrofia os membros do corpo, de forma gradual. Os médicos lhe deram apenas 5 anos de vida.
Sua família ficou chocada! Jason na hora riu e disse: "de jeito nenhum! Tenho muitas coisas pra fazer, sou invencível!".
Ainda gravando o álbum solo com Dave Lee Roth, sua mão direita começou a não responder mais, mesmo assim, com muito esforço, conseguiu terminar a gravação do disco usando apenas a mão esquerda...
Após isso Jason foi perdendo os movimentos do corpo, uma das coisas que o deixou mais desesperado, depois de tudo isso, foi quando sua voz começou a ficar rouca. Hoje, a única parte do corpo que Jason movimenta são os olhos. Voltou para Richmond, onde vive com seus pais, e continua sua carreira de compositor com a ajuda de computadores foto-sensíveis. Infelizmente, é quase impossível que ele volte a tocar guitarra novamente. Ele estar vivo até hoje é um verdadeiro milagre! Deram-lhe apenas 5 anos de vida, mas já fazem 12 anos que ele tem a doença.
Em 1996 lançou o álbum Perspective, com participações de pessoas como Steve Perry e Michael Lee Firkins que passou a ser o principal intérprete das novas composições de Jason.
Em 2001 e 2002, saíram os dois volumes de "Warmth In The Wilderness". Esses álbuns são um tributo a Jason Becker com participações de músicos consagrados que fizeram parte da carreira ou simplesmente admiram o guitarrista.
Entre os principais nomes estão Marty Friedman, Alex Masi, Neil Zaza, Paul Gilbert, Vinnie Moore, Mark Boals, Joe Lynn Turner, Ted Poley, Steve Vai, Rusty Cooley, entre outros

Um comentário:

Anônimo disse...

cara eu n quero fica assim (78)d*
meu um guitar fodao, ter esse problema eh foda vei.
meu eu queri mutio conhece esse cara
depois de tudo isso ele ainda ta vivo
meu.
eh incrivelmente fantastico