12.7.07

punk rock - a cultura

Punk rock é um movimento musical que surgiu com força na Inglaterra em meados de 1976 e em 1974 nos Estados Unidos (embora seus precursores possam ser encontrados no fim dos anos 60). Basicamente, as primeiras bandas de Punk Rock foram bandas inglesas e americanas como: The Damned, The Ramones (principal responsável pelo sucesso do estilo), Sex Pistols , The Stooges, The Clash, Stiff Little Fingers, Black Flag, e Dead Boys, também Discharge, Varukers com um som mais puxado para o hardcore old school.


O rock estava perdendo popularidade, sua vertente mais popular na época era o rock progressivo, um estilo preferido por hippies. Um grupo de bandas começou a tocar em lugares pouco populares, as bandas eram: Iggy Pop and the Stooges, Richard Hell and the Vodoids e Johnny Thunder and the Heartbreakers, entre outras. Tinham como influencia a música hippie e propagavam um estilo fácil, com letras sobre diversão, drogas e coisas da adolescência. Esse grupo de bandas ficou semi-conhecido, não o suficiente para ser lembrado. Assim, surgiu outra banda com influecia das outras já citadas anteriormente. A banda se chamava Ramones, que possuía um estilo ainda mais fácil que o de suas influencias. Essa banda foi essencial para a popularização desse novo estilo chamado punk rock. Um homem chamado Malcom McLaren teve muito contato com esse grupo de bandas, que tocava no CBGB e decidiu levar esse estilo de música para a Inglaterra. Criou a banda Sex Pistols, que teve uma carreira curta e turbulenta, principalmente depois da chegada do baixista Sid Vicious, um dos maiores símbolos punks da história. O punk perdeu popularidade nos anos 90, quando os Ramones se separaram.


Origem

Originalmente o punk surge por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: um modismo cujo interesse era a afirmação de uma personalidade ou estilo, não envolvendo intencionalmente questões éticas, políticas ou sociais. Era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento. Esta primeira manifestação punk, o estilo punk rock, surge primeiro nos Estados Unidos com a banda The Ramones por volta de 1975 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de couro estilo motoqueiro, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto a juventude, diversão e rebeldia). Enquanto o rock and roll tradicional ainda criava estrelas do rock, que distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este distanciamento trazendo o princípio da música super-simplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical) e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.



Os Sex Pistols, antes uma banda de punk-rock comum, se torna um projeto mais ambicioso com a tutela de Malcom McLaren e a inclusão de um vocalista inventivo e provocador, Johnny Rotten. A banda passa a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistas e indumentária sadomasoquista num agressivo deboche dos valores políticos, morais e culturais (influenciados e patrocinados por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, amigos aficcionados pelas idéias Dadaístas e Situacionistas).


Sub-gêneros

Ideologia

Desde o seu início, o Punk teve ideias apartidárias e a liberdade para acreditar ou não em um deus ou religião qualquer. Porém, por causa do tempo de existência, seu caráter cosmopolita e amplo, ocorreram distorções de todas as formas, em diversos países, dando ao movimento Punk uma cara parecida mas totalmente particularizada em cada país.
Por se assemelhar em diversos aspéctos com o anarquismo (posteriormente, a principio o movimento punk era apolítico), punks e anarquistas passaram a colaborar entre si e muitas vezes participando das ações.
Passaram então a existir muitos punks que também eram realmente anarquistas, e posteriormente surgiu o anarcopunk, este ganhou um novo rumo com redirecionamento a uma nova militância política, com discursos e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas.


Como ja dito em musica do Resto de Nada: "...vivemos na cidade de Saõ paulo, onde a noite é das gangs..."

Essa característica do movimento punk acarreta problemas para os seus integrantes que por algum motivo adquirem espaço na grande mídia, como foi o caso do cantor e atualmente apresentador de programa de televisão, o brasileiro João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão e considerado por muitos adeptos do movimento punk brasileiro como traidor.



Logo chamam a atenção de entusiastas que começam a acompanhar os shows produzindo eles próprios de forma caseira estilos de roupas e acessórios, em geral rearranjos de roupas tradicionais como ternos, camisas e vestidos, com itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos. Essas características —sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do faça-você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo— somado ao estilo empolgante e direto do punk-rock definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como cultura punk. A partir de 1977 esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e ramificando em sub-gêneros.

8 comentários:

Anônimo disse...

puta merda 10km de matéria, nem a pau eu leio isso!!! da preguiça so de olhar! mais ta foda.
flw

Anônimo disse...

fala pri
tava na net hoje,da tempo de da uma zoiada em tudo no q ta rolando por ai.
mudo de blog né oh!!
legal esse, se vive mudando de blog, flw ae pri, vo da uma pssada nos fotologs q tavam me enchendo o saco ontem se de tempo.
flw...fuiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

fala priscila
seu blog nova ta 1000000000000000000
tava la no bi e vi seu blog, puts tem ate sex pistols, the doors, e janis joplin, tudo o q eu esperava de um blog
ta otimo, olha eu n vo ta em casa esses dias, so la na fã beatles clube
bjao....flw

Anônimo disse...

Legal o blog, mas algumas informações dets artigo não batem com o contexto real da história do punk.
Por exemplo: o punk não surgiu nos Estados Unidos, e sim na Inglaterra mesmo. Os Sex Pistols foram REALMENTE a primeira banda genuinamente punk.
Além disso, o movimento passa longa de ser só um modismo cujo interesse era a afirmação de uma personalidade ou estilo, não envolvendo intencionalmente questões éticas, políticas ou sociais. Na realidade, o contexto original é muito mais do que isso, o que criou esse paradigma foram os "punks" e não os punks!
Mas parabéns por enfatizar o movimento.

Bruna disse...

VIVA O ROCK N ROLL!

. disse...

Muito FodaaH!!!































Hey Ho Let's Go!!!

proview disse...

Eu adorei esse blogger porque fala totalmente sobre o estilo punk rock

eu achei foda

meu nome:alex
tenho 15 anos
moro no rio de janeiro
meu istilo e punk e o que eu mais gosto e andar de skate e surfa body board

e meu e-mail e de msn e orkut:alexsk8_cg@hotmail.com.

mandei meu e-mail pra vc pq eu quero conheser novos bandas de punk rock

vlw fui

Unknown disse...

caralho esse blog é foda !!!!

meus parabéns!!!!!