4.10.07

castelo do dracula



O ano de 1997 marca a data do l00o ano em que o inventivo escritor irlandês Bram Stoker criou a assustadora estória do Vampiro Conde Drácula. Nesta data, instituições e associações internacionais dedicadas ao assunto promovem um evento internacional que comemora o centenário de criação do mito de Drácula. Drácula 97: A Centennial Celebration inclui conferências, exposições, projeções de filmes e outras atividades que tiveram início em março de 1997. Tal evento está sendo realizado em Bucareste, Bistrita, Los Angeles, Boston, Nova York, Filadélfia, Londres, Dublin e Bruxelas, entre muitas outras cidades européias e norte-americanas.

Contudo, na ocasião em que se comemora o centenário do vampiro, poucos se perguntaram: mas quem foi o verdadeiro Drácula?

Drácula, o voivoda da Valáquia foi um guerreiro importante – propriamente um herói nacionalista – que viveu no século XV, e marcou significativamente a história de seu pais. Nesse sentido, o arqueólogo Professor Mestre Claudio Prado de Melo (da UFRJ e INE) e a equipe da Mouseîon Produções Culturais, preocupados com a reafirmação do mito, imaginaram que era mais do que oportuno e necessário promover uma reavaliação do Drácula Histórico, esclarecendo aspectos nebulosos, expondo o que, neste caso, existe na relação História x Mito, e como deu-se a transformação de um herói em um monstro. Dessa forma, propuseram a realização de um evento integrado representativo que pudesse questionar e, consequentemente, expor para o grande público uma outra face, uma face desconhecida de uma individualidade histórica que tornou-se mundialmente famosa no que existia em sua ficção, não em sua biografia ou sua realidade.

Consequentemente, conduziu-se uma pesquisa histórica minuciosa sobre o tema, no Brasil, na Romênia, na Europa Ocidental e Oriente Médio ao longo de 1996/ 97. Na pesquisa realizada na Romênia, contou-se com o apoio dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores. No Brasil, o evento integrado Drácula –100 anos ? contará com exposições (cada uma explorando um aspecto do tema), um curso (no IFCS da UFRJ) dividido em dois módulos (um no Rio e outro na Romênia), projeção de filmes seguida por debates, o lançamento de uma medalha comemorativa, lançamento e venda de publicações e de material de divulgação, além da realização de espetáculos cênicos e musicais. A. Exposição Vlad Tepes Drácula 100 anos ? não pretende ser simplesmente uma revisão do mito criado no final do século, ela torna-se muito mais profunda e consistente quando pretende resgatar a figura histórica de Voivoda (Príncipe) da Valáquia Vlad Tepes Drácula, que reinou por três vezes ( 1448, 1456-1462 e 1476-1477) uma região (principado) da atual Romênia chamada Valáquia.

De fato, esta será a primeira vez que far-se-á no continente americano uma mostra significativa do assunto. Na realização dos eventos que tratam da figura histórica de Vlad Tepes Drácula, tal como os temas ligados a Romênia, conta-se com o valioso apoio do Consulado da Romênia no Rio de Janeiro, na pessoa do Cônsul Geral Dr. Stefan Costin, tendo como objetivo chamar atenção para um país do leste Europeu que até hoje, apesar de seu imenso potencial turístico e das afinidades com o Brasil, ainda é desconhecido da quase totalidade dos brasileiros.

Na virada do milênio, torna-se mais do que oportuno que a história do príncipe Drácula possa ser revista, desta vez, sob uma nova ótica.

Nenhum comentário: